quarta-feira, dezembro 01, 2010

Paçoca de Carne Assada

Essa paçoca eu conheci quando morei no Rio Grande do Norte. Família do marido ou amigos reuniam para um churrasco, no outro dia, com o assado que ninguém comia, resultava em uma saborosa paçoca para acompanhar outro prato. A partir daí, sempre que sobra churrasco aqui em casa, nasce uma paçoca no dia seguinte. Adoro!
Eu faço usando os ingredientes no olhômetro, afinal, depende da quantia de carne que se tem, e, quando tenho em casa, faço como o povo de lá e uso manteiga de garrafa (ou manteiga do sertão).


Paçoca de Carne Assada

Ingredientes:

300g de "sobra" de carne assada
1/2 cebola picada
manteiga ou manteiga de garrafa (usei 4 colheres de sopa)
1/2 xícara de farinha de mandioca torrada
salsinha picadinha
sal

Processe a carne no liquidificador para "desfiá-la". Numa frigideira, coloque a manteiga e doure a cebola. Acrescente a carne, vá mexendo até que esteja bem frita. Coloque a farinha de mandioca, acerte o sal e se necessário, coloque mais manteiga, pois o ponto é de farofa. Junte a salsinha e sirva.



6 comentários:

  1. Frô, eu tive uma sogra que fazia uma paçoca dos deuses, e essa sua só me remeteu a ela. Ô saudades da paçoca, viu!!! kkk

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro tambem amiga, fica super crocante, eu tenho uma tia que faz e fica divino, e a sua está perfeita queridona, uma linda tarde p/ vc, bj♥kas, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Oi Taís! Aqui no sul o aproveitamento da carne que sobra no churrasco é, normalmente, fazer um carreteiro. Essa paçoca deve ficar deliciosa! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Jotta e Rosley, sou gaúcha e atualmente estou morando no sul também! É que o carreteiro da carne que sobra do churrasco, eu como na casa da minha mãe e familiares e gosto muito também!

    ResponderExcluir
  5. Aiii que delícia....
    Carne assada já é boa, imagine assim.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tatá passando por aqui para te desejar uma semana linda amiga, bj♥kas, ;)...

    ResponderExcluir