domingo, abril 24, 2011

Uma tradição, uma brincadeira e amendoim pralinê

Uma tradição, uma brincadeira e amendoim pralinê...



Desde criança, principalmente na escola aonde eu estudava, era uma festa as semanas que antecediam a páscoa. Os professores, nas aulas de artes, nos ensinavam a preparar ovinhos pintados, levavam para casa e só nos presenteavam, já "rechedos", na aula de véspera da páscoa. Como já falei aqui no blog, na cidade aonde eu morava existem muitos imigrantes vindos de outros países e, essa tradição foi mantida e passada de geração em geração. Eu sabia que se chamava Pessanka e que era uma tradição ucraniana, mas dia desses vi uma reportagem na tv que falava ser essa uma tradição alemã, então, como não é uma tradição herdada da minha família, já não sei explicar muito. Como eu cresci preparando esses ovinhos pintados, e que depois eram recheados de Amendoim Pralinê (aquele amendoim envolto por uma casquinha de açúcar) resolvi ensinar, de maneira simples, para meu filho de 3 anos e ele adorou!
Já vi muitos ovos lindos. É uma arte com muitos significados para os ucranianos.



Fonte: Google Imagens


Para os ovos: (maneira simples que aprendi)

Quebre apenas uma ponta da casquinha do ovo ou faça um furo. Retire a clara/gema e lave bem a casca com água e detergente. Depois de lavar e enxaguar bem eu deixo as casquinhas de molho numa bacia com um pouco de água e gotas de essência de baunilha. Escorra a água e deixe secar naturalmente sobre um pano de prato. Quando estiver bem seco, pinte usando qualquer tinta. Espete num palito e deixe secar a tinta. Recheie com amendoim ou balinhas e feche o furo com um pedaço de papel e cola ou com uma forminha de papel, aquelas para brigadeiro. Gente, vale lembrar que essa é apenas uma brincadeira, ótima para os pequenos!!

 Ovos pintados pelo meu filhote:




Amendoim Pralinê

Ingredientes:

2 xícaras de amendoim torrado
1/2 xícara de água
1 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de achocolatado
1 colher (café) de fermento químico

Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, sem mexer. Quando a água começar a secar, é hora de mexer devagar e pouco, só para não queimar no fundo da panela. Se mexer muito, o açúcar desprenderá do amendoim. Desligue o fogo e coloque os amendoins num prato ou travessa para esfriar.




                            Uma feliz e abençoada Páscoa a todos!!

7 comentários:

  1. Parabéns pelo post amiga, as fotos estão lindas!
    Amo amendoim doce, hummmmmmm!!

    Tenha uma ótima semana!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  2. Tatá amiga sou louca por amendoim pralinê, aqui é uma loucura tem sempre um carinho vendendo pelas esquinas da cidade, os ovinhos ficaram um mimo!!!, parabéns, vc sempre caprichosa e uma mãezona de primeira, bj♥kas e uma semana especial para vc e família, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Taís, adorei os ovinhos pintados pelo seu filho, uma graça, ja tem um pintor e sua casa hein!! Os amendoins que delicia, é o amendoim que mais gosto..adorei a receita..bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Taís, obrigada pela visita e por me seguir, tb já estou te seguindo!
    Adorei esse amendoim!!!
    Bjks
    Marília

    ResponderExcluir
  5. Que fotos lindas!
    Amei a receita do amendoim...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amiga, por suas palavras de carinho!
    Valeu!!!!
    bjs,
    Andréa.....

    ResponderExcluir