segunda-feira, agosto 16, 2010

Broa ou Biscoito Samanta

Bom, as férias em Minas renderam boas descobertas... uma delas foi uma broa, que até então não conhecia, chamada de Broa ou Biscoito Samanta. Ela é muito saborosa: por fora forma uma "casquinha" sequinha e dentro é "oca" e muito macia. A massa é muito boa de se "trabalhar" e não leva açúcar, só é polvilhada sobre ela antes de levar assar. Só comi a broa num hotel em Poços de Caldas, depois procurei muito em padarias e confeitarias, mas não mais encontrei. A receita felizmente encontrei aqui.


Broa (ou biscoito) Samanta

Ingredientes:

250 ml de água
250g de manteiga sem sal
300g de farinha de trigo peneirada
5 ovos grandes
açúcar cristal para polvilhar

Leve ao fogo a água e a manteiga até derreter, abaixe o fogo e acrescente a farinha de trigo de uma só vez. Mexa até desprender da panela. Leve a mistura para a batedeira em velocidade média e vá acrescentando os ovos. Coloque a massa em um saco de confeiteiro com o bico pitanga e forme anéis (uma experiência meio desastrosa para mim...) por toda a forma forrada com papel manteiga. Polvilhe o açúcar cristal por cima dos anéis ainda crus, um por um. Leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por 35 minutos.

Depois de frio desenforme e guarde em local seco para ficar crocante.
Rendimento de 30 unidades.




9 comentários:

  1. Tatá amiga adoro broinhas, são simplesmente uma loucura, com geléia, mateguinha e cafezinho não há coisa melhor, parabéns amiga estão lindas, de babar, bjkas e linda semana p/ vc queridona, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir
  2. HUm, essa deve ser boa, não vou nem falar muito, vou procurar fazer rapidinho, isso sim. ;oD

    Xerinhos, frô!
    Paty

    ResponderExcluir
  3. olá! meu nome é carolina, tudo bem?

    eu já comi essa broa, mas salgada...com queijo por cima tbm! vc tem idéia de como é a receita? aki na internet só acho ela doce!

    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carolina! Era essa broa Samanta? É que são tantas as broas mineiras... oh, essa Samanta, como vc pode ver na receita não vai nem sal, nem açúcar, então, se não fosse o açúcar polvilhado por cima, diria que não tem sabor (de doce ou salgado) definido. Seria ela, polvilhada com queijo e não com açúcar antes de assar?
    Só fazendo o teste para saber!! Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. então, o lugar q compro elas, é uma padaria perto de casa, e ele falo que era uma samanta salgada...mas dá pra notar que a massa mesmo tbm tem queijo, além de um pouquinho solpicado em cima. será a mesma receita só adicionando mais queijo?!
    muito obrigada pela atenção! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Carolina! Desculpa, mas não sei te dizer... como já falei no post, eu não conhecia essa broa e só comi uma única vez num café da manhã num hotel... se soubesse te falaria!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Tais td bem...? eestou com minha broa samanta assando. ela nao cresce, nao sei se e pq na sua receita nao vai fermento de maneira alguma, so sei que ficou crua e nao cresceu,,,, o que possa ser, pq segui direitinho a receita? bjs...


    ResponderExcluir
  8. ola tais td bem, a minha broinha samanta nao deu muito certo nao, segui corretamente passo a passo, mas na sua receita nao vai nenhum tipo de fermento, sera que deve ser isso, pq nao foto a broinha cresceu e parece ta gostosa. vc esqueceu de colocar o fermento ou nao vai msm? o que deve ter acontecido com a minha? bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Valkiriaa! A receita não leva fermento mesmo. Não sei o que pode ter dado errado, pois fiz 2 vezes essa receita e deu certinho. Tente fazer novamente. As vezes é o forno, a temperatura... Bjs

    ResponderExcluir