quarta-feira, abril 14, 2010

Iogurte caseiro e "experiências"...

Dias atrás visitei alguns blogs que ensinavam a fazer iogurte caseiro e a partir dele Labna (queijo de iogurte), cream cheese e ricota. Minha curiosidade foi tanta que não resisti e parti para fazer o iogurte... e não é que deu certo! Ficou igual ao comprado pronto, achei uma "mão na roda" para preparar receitas a partir dele (lembram do Pãozinho de cebola postado há alguns dias?). Claro que não me dei por satisfeita e já que eu e o iogurte caseiro estávamos ali... decidi fazer o Labna. Não conheço a consistência do mesmo, o sabor, nem nunca havia ouvido falar nesse nome... na verdade cheguei a uma consistência de requeijão, após deixar "repousando" na geladeira por 2 dias. Mas, não fica com gosto de requeijão e sim de um queijinho, eu e meu maridex, amamos!
Fiz pouca quantidade de iogurte e do tal queijinho... foi mais uma experiência para ver como ficaria o sabor dos mesmos. Agora que aprovei, o próximo passo será fazer em maior quantidade e também experimentar as outras variações.

-> As receitas originais estão nos blogs: Technicolor kitchen, Quiche de macaxeira e La Cucinetta.


Iogurte caseiro

Ingredientes:

500 ml de leite tipo A
2 colheres (sopa) de iogurte natural comprado pronto

Para fazer o iogurte, aqueci o leite até atingir 45-46ºC (que a mão possa suportar por uns 10 segundos dentro). Numa tigela de vidro coloquei o iogurte e misturei bem com uma colher. Cobri com filme plástico, enrolei num cobetor e coloquei dentro de uma bolsa térmica, aonde deixei descansar por 12 horas. Passado esse tempo, retirei do cobertor e da bolsa térmica, separei uma xícara de iogurte para preparar o Ladna e o restante guardei na geladeira.


Labna (queijo de iogurte)

Ingredientes:

1 xícara (de 300 ml) de iogurte natural caseiro
1 colher (café) de sal marinho - (usei o da marca Vitao)
Numa tigela, misturei o iogurte e o sal. Peguei 2 coadores de café de papel e coloquei dentro do suporte de plástico usado para coar o café. Despejei a mistura de iogurte e sal, cobri com filme plástico, embaixo do coador coloquei uma xícara, para que o soro ficasse ali depositado e levei para a geladeira, aonde deixei por 2 dias. Transferi para um potinho com tampa e armazenei na geladeira. Na próxima vez, cobrirei com azeite, como na receita original, pois deve ficar maravilhoso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário