quarta-feira, abril 14, 2010

Bolo de fubá cozido

Adoro esse bolo e a muito tempo o faço. A massa não fica de maneira nenhuma seca ou esfarelenta... então, acho uma boa pedida.

Bolo de fubá cozido

Ingredientes:

2 xícaras* de fubá
2 xícaras de leite
1 xícara de açúcar
Pouco menos de 1 xícara de óleo (aproximadamente 200 ml)
3 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento químico
erva-doce a gosto (opcional)
goiabada cortada em cubinhos - (não usei)

* Medida da xícara: 240 ml

Leve ao fogo médio o fubá, o leite, açúcar, o sal e o óleo para cozinhar, mexendo até a massa desprender do fundo da panela (uns 10 minutos). Desligue o fogo e deixe essa mistura esfriar bem (aproveite pra ir dar uma volta! rsrs). Quando esfriar, adicione os ovos, o royal, a erva-doce e misture bem até ficar tudo bem incorporado. Asse em forno pré-aquecido, a 180ºC em forma untada com manteiga e fubá.
A massa não cresce quase nada, mas fica muito fofinha e desprende da forma logo depois de assada, sem dificuldade nenhuma para desenformar. Fora que fica um bolo bem "úmido", uma delícia!

-> Se optar por "rechear" com goiabada, depois que colocar a massa na forma, antes de levá-la para assar, passe os cubinhos da goiabada na farinha de trigo, retire todo o excesso e espalhe-os sobre a massa .





Um comentário:

  1. Amo bolo de fubá, mas nunca me arrisquei a fazer! Quem sabe quando chegar a época das festas juninas me arrisco. Adorei a estória dos cubinhos de goiabada, essa receita é muito boa!

    ResponderExcluir