segunda-feira, março 21, 2011

Vatapá de Camarão

Gente, esse vatapá tem história! Não contarei aqui pois, faltariam caracteres! rsrs Resumido: minha sogra quando veio nos visitar no começo deste ano e trouxe na bagagem 1 quilo de um camarão que é produzido lá no nordeste. Marido tem alergia e não pode comer, então, convidei uma vizinha/amiga/companheira de muitas aventuras culinárias, muito "prendada" que morou no Pará (oi Rose!), para vir aqui em casa me ensinar a preparar um vatapá. Já havia provado um que ela havia feito e achei divino. Para minha surpresa, na receita que ela faz não leva castanha. Digo surpresa, porque os vatapás que comi nas minhas andanças pela Bahia, todos tinham castanha.
A receita foi preparada à "quatro mãos"! (eu mais olhei do que ajudei!) Ficou muito bom, já reunimos outras duas vezes e até agora ainda não conseguimos dar um fim ao camarão.


Vatapá de Camarão

Ingredientes e modo de preparo:

Em 2 colheres (sopa) de azeite de dendê, doure: 1 cebola picadinha e 1 alho amassado. Junte 1 pimenta dedo-de-moça picadinha, sem sementes, 1 tomate picadinho, salsinha, cebolinha e sal. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, refogue cerca de 300 g de camarão em 2 colheres (sopa) de azeite de dendê. Não deixe refogar por muito tempo! Junte a primeira mistura ao camarão e reserve mais uma vez.

No liquidificador bata 3 pães tipo francês picados com 2 copos de água. Transfira para uma panela com 1 colher (sopa) de azeite de dendê e mexa até o líquido engrossar, em fogo baixo. Coloque o molho com o camarão, mexa, acerte o sal, regue com mais dendê e 1/2 garrafinha de leite de coco.




=> Estou com problemas para acessar e postar comentários em alguns blogues!!!

4 comentários:

  1. Aaaii que vontade que deuuuu...quanto tempo não como um vatapá....hummmm deve ter ficado maraaaa...rsrs
    Amiga vc disse q nao estava conseguindo comentar la no blog...dava algum tipo de mensagem diferente ou coisa parecida? quando pude me fale porque se tiver que arrumar alguma coisa eu dou uma pesquisada...rsrs


    bjim

    ResponderExcluir
  2. Tatá amiga eu adoro vatapá, tá lindo e provavelmente uma delícia, bj♥kas, Ana, ;)...

    ResponderExcluir
  3. Êta comidinha boa, tenho ótimas lembranças com essa receita.
    Valeu amiga!
    bjs,
    Andréa...

    ResponderExcluir
  4. Hum parece muito boa esta idéia. Gosto muito de vatapá.
    Quanto as sementes de coentro você vai ver que no pé que você plantou vão começar a aparecer as sementinhas, usa e depois me conta.
    Beijos
    Patty Martins

    ResponderExcluir