sábado, dezembro 11, 2010

Salada e a rúcula que plantei num balde...

Minha hortinha vai além da hortelã. Tenho plantadas em latas: manjericão, salsinha, cebolinha e coentro, que são os temperinhos que mais faço uso. Estava louca para plantar rúcula e alface, foi quando me deparei com a postagem no blog da Dani, o Cozinha Travessa. Foi o suficiente para eu criar coragem. (coragem??)
Peguei dois baldes grandes, coloquei pedrinhas no fundo, logo em seguida, uma mistura de terra com adubo vegetal e semeei sementes de rúcula e de alface. Reguei e levei os baldes para um lugar que pegasse sol o dia todo. Em 3 dias os brotinhos surgiram! Quando atingiram mais de 10 cm, marido que diga-se de passagem, nunca plantou nada quis transplantar para minha horta, um lugarzinho cercado, de terra boa, mas que não "vinga" nada por falta de sol (duas árvores enormes fazem sombra). Resultado: as mudas das alfaces morreram...
Mas, as minhas rúculas, no balde, ficaram belas! E, em 10 dias viraram salada.




Saladinha...

Ingredientes:

folhas de alface
folhas de rúcula
1 tomate sem pele e sementes cortadinho
4 castanhas-do-pará cortadas em filetes
sal
azeite
vinagre (só uso o de maçã em saladas)

Misture tudo.



9 comentários:

  1. Que linda que está sua rúcula...
    Bem viçosa.
    A salada ficou maravilhosa!!
    Será que dá para plantar em latas de mucilon? Tenho receio porque elas enferrujam.. Mas tenho algumas latas aqui e queria aproveitá-las...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aaaiiii adooooro as hortinhas..
    Aqui em casa também tenho váárias coisas...rsrs
    salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, tomatinhos cereja, couve, cenoura, tudo em vasos..rs
    Além das minha pimentas é claro...
    É muito bom colher tudo fresquinho ne???

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom Taís! Não precisou transplantar? Salada colhida em casa é muito melhor! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que luxo sua horta, amei!!


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Daniana, se plantares pouquinhas sementes até que dá, mas o rendimento será pouco. Em latas maiores, tipo as de Mucilon, eu uso para plantar temperinhos diversos. Demora para a lata enferrujar.

    Sim Jana, é muitooo bom colher tudo fresquinho!

    Jotta e Rosley, rúcula não precisa ser trasplantada! Acho que nem alface!

    ResponderExcluir
  6. Adoro rúcula Tatá querida, e as suas estão maravilhosas, adorei a idéia do balde, sua saladinha está de babar e linda, parabéns e uma semana linda p/ vc e família, bj♥kas, ;)...

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida.

    Recebi seus e-mail e fiquei preocupada pois respondi ao seu e-mail mas acho que você não recebeu. Enviei resposta para o e-mail taisacosta2@yahoo.com.br.

    Mandarei novamente, ok? Muito obrigada pelo lindo comentário em meu blog.

    Eu moro de vontade de ter tudo isso fresquinho...mas não consigo colher nada depois que planto, rsrrs. Moro em apartamento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Cumadi,
    Preciso dessa coragem, viu?! =]
    tenho uma hortinha só nos potinhos...mas que delícia ter rúcula em casa...
    Amei sua ideia do balde...será q vinga aqui?!
    Vou seguir seus passos!!
    E tenho q confessar, amo alface, mas preferiria duas árvores dando sombra aqui nesse calorão...rs
    Um bejim bem grande procê!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei!!!!vou fazer também amo rúcula,na minha casa,sala,quartos e banheiros pegam sol o dia todo,a cozinha apesar de bastante iluminação natural não têm sol....será que vai dar?? se não ser ponho num balde como vc e levo pra sala rsrsr....beijos e obrigado.

    ResponderExcluir