quarta-feira, dezembro 15, 2010

Pão de cenoura, sementes, iogurte e mel

Desde a minha gravidez, que tento colocar na mesa aqui de casa, comidas mais saudáveis. Hoje em dia não compro nada sem antes analisar rótulos e não preocupo nem tanto com calorias, mas com quantidade de gordura e principalmente, de sódio. Como sempre tenho mel - nunca faltou por aqui, até porque uma prima é apicultora então, compro direto de "fonte" confiável, purinho, natural; linhaça, gergelim... - conheci a pouco e ainda estou apaixonada; e iogurte natural - que descobri ser substituto do creme de leite em inúmeras preparações, é menos gorduroso e sempre tem um potinho na geladeira... Confesso que farinha de trigo integral ainda não havia comprado, acho que por puro preconceito. Achava, não sei porque, que as comidas ficavam meio sem graça, sem gosto - enorme engano! Acho que é a minha mais nova descoberta! rsrs

Dia desses, minha mãe comprou um pão de uma marca da qual não citarei aqui, pois não sou consumidora, e amei o pão! Era de cenoura, iogurte, mel e sementes. Fui ao supermercado que costumo fazer compras e não o encontrei. Decidi então, fazer eu mesma o tal pão, só comprei a farinha de trigo integral - o único ingrediente que eu ainda não tinha em casa. Pensei não ser difícil, procurei receitas pela internet e não achei nenhuma que pudesse dar um resultado parecido. Então, juntei as receitas encontradas e fui fazendo substituições. Olha, ficou melhor que o "original". Muito saudável, todo mundo gostou e pretendo fazer muitas outras vezes se o verão daqui deixar. Só preciso de formas novas agora, pois formou uma casquinha um pouco queimada embaixo dos pães e sei que é culpa da velha forminha!

A massa parecia não dar "ponto" nunca, mas não quis adicionar mais farinha para não deixá-la pesada.
Achei rápido de preparar e fácil. Até quem não é um expert em preparar pães, assim como eu, faz tranquilamente.


Pão de cenoura, sementes, iogurte e mel

Ingredientes:

1 copo (170g) de iogurte natural
1/4 copo de mel
4 colheres (sopa) cheias de margarina em temperatura ambiente
1 cenoura média
6 colheres (sopa) açúcar cristal
1/2 copo de água morna
1 envelope (10g) de fermento para pão
1 colher (chá) sal
1/2 copo de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de sementes de linhaça triturada
2 colheres (sopa) de sementes de gergelim
1/2 copo de farelo de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo branca

Cortei a cenoura e bati no liquidificador com o iogurte, a margarina e o mel. Coloquei numa bacia e fui colocando os demais ingredientes, adicionando por último e aos poucos a farinha de trigo branca. Fui amassando. A massa ficou meio mole, como falei anteriormente, parecia não dar ponto. Grudava um pouco nas mãos, mas não grudava na bacia. Cobri com um plástico e deixei crescer dentro do forno desligado, por 1 hora (ou até dobrar de volume). Até aí achei que o pão não daria certo, mas, cresceu perfeitamente. Dividi a massa em duas partes. Amassei mais um pouco, coloquei em duas formas. Deixei crescer durante uns 30 minutos cobertos com um pano. Levei ao forno a 180ºC para assar. Não pré-aqueci o forno, pois li em algum lugar que para assar pães é melhor ligar o forno na hora, para que ele vá crescendo e assando ao mesmo tempo. Assou em 30 minutos.








Na hora em que saíram do forno, notei que não haviam crescido muito, mas para surpresa, quando cortei o pão, a massa estava muito leve e macia.

5 comentários:

  1. Belo pão Tatá!!!, mega fofinho e bem grande, adorei, parabéns, bj♥kas, ;)...

    ResponderExcluir
  2. Tah!
    Tenho o hábito das sementinhas aqui tb...tive algumas deficiências de vitaminas e por isso mudei completamente a forma de olhar p o alimento, que é uma benção, né?!
    Mel purinho cumadi?! Que sonho...=}
    Gostei demais do seu pãozinho, ficou com um douradinho lindo... e carinha de fofinho mesmo...e os ingredientes foi uma união bem nutritiva, né?
    Ainda bem q vc não encontrou p comprar...rs
    Um bejim no seu coração e brigadinha por ensinar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Taís! Muito bom esse pão! Gostoso e saudável! Evidente que é melhor do que os industrializados! Parabéns pela experiência que deu certo. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que gostoso esse pão. Tenho certeza de que os sabores combinam muito bem!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sempre compro este pão, mas à partir de agora vou fazê-lo em casa.
    Ficou lindo e acredito que ficou muito saboroso.
    Obrigada por compartilhar esta sua idéia.
    beijos

    ResponderExcluir