quinta-feira, agosto 26, 2010

Gelatina de Cachaça

Uma vez ganhei uma caixinha de Bala/Gelatina de Cachaça (alguns chamam de bala outros de gelatina) de presente de uma amiga, lá de BH e adorei. Depois, procurei para comprar lá na cidade aonde eu morava e não achei. Então fui "buscar" a receita na internet. Esta receita já fiz várias vezes e faz o maior sucesso, ficou igualzinho! Só não lembro o nome do site, pois já faz um tempão!
Já fiz também uma outra receita que levava gelatina sabor morango, no lugar da gelatina vermelha sem sabor, mas ela acabou "disfarçando" o gosto da cachaça e ficou muito sem graça, sem sabor de nada definido, além de ter derretido um pouco depois de feita, perdendo o formato e ficando "melecada". A receita a seguir, é a boa... não assuste por a receita pedir 1kg de açúcar, ela não fica doce e nem enjoativa.

Bala de Cachaça

Ingredientes:

1kg de açúcar
1 copo (requeijão) de cachaça
2 copos (requeijão) água
2 envelopes de gelatina incolor em pó sem sabor (24g)
1 envelope de gelatina vermelha em pó sem sabor (12g)

Hidrate as gelatinas (incolor e vermelha) juntas conforme a embalagem. Misture todos os ingredientes, incluindo as gelatinas, e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Quando "subir", retire do fogo, espere o líquido baixar e volte ao fogo, até completar o tempo. Coloque o líquido ainda quente em um refratário previamente umedecido com água e deixe fora da geladeira (depois que o líquido esfriar, pode cobrir o refratário com filme plástico) até ficar consistente. Corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado ou granulado, como preferir (desta vez passei no granulado, mas prefiro no refinado). Guarde em pote com tampa e pode manter, sem problemas, fora da geladeira.



2 comentários:

  1. Que idéia incrível Taís....Adorei...

    Janaína
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tatá amiga, que coisa mais fofa, que cor linda adorei queridona, um lindo fim de semana p/ vc e família, ;)... ♥!!!

    ResponderExcluir