terça-feira, maio 18, 2010

Mentirinhas... de fubá!

Quero começar a fazer biscoitos, bolachinhas e coisas do tipo, em casa. Só agora olhando receitas me dei conta da quantidade de gordura usadas nas mesmas. Imagina isso, somado a essencias artificiais, corantes, mais sei lá o que, que a indústria acrescenta nas receitas... juro que deu até medo! Maridex não vive sem biscoitos, cada ir ao supermercado, morro de vergonha, pois vejo ele arrebatando um montão nas prateleiras, parece que só se alimenta de biscoito.
Dias desses, comprei um livrinho de bolachas e biscoitos, da Coleção Receitas de Sucesso União, e foi uma dessas receitas que reproduzi hoje: "Biscoitinhos de fubá" ou melhor, "Mentirinhas" (porque será esse nome? Fiquei curiosa!!). Foi mais fácil e rápido de fazer do que pensei e, é daqueles biscoitinhos que se desfazem na boca!


Biscoitinhos de fubá (Mentirinhas)

Ingredientes:

1 xícara de açúcar (160g)
1 1/2 xícara fubá fino (195g)
2 xícaras de amido de milho (200g)
150g de manteiga
1/4 de xícara de leite (50ml) - (minha massa levou mais um pouquinho, para dar ponto)
1 gema (cerca de 20g)
1 colher (chá) erva-doce
Açúcar granulado para envolver

Misture os três primeiros ingredientes. Junte os ingredientes restantes e misture até formar uma massa homogênea (que consiga ser moldada). Modele as bolachinhas, achate-as, eu marquei-as com a ajuda de um garfo, polvilhei açúcar granulado e levei assar em assadeira untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido, alto (200ºC), até que estivessem levemente douradas.
Rendimento: 1kg






2 comentários:

  1. Taís, você foi a sortuda e ganhou a promoção da caneca Campbell's, da Pepper! Passa lá no blog pra conferir o resultado!
    Depois vou te escrever um e-mail, ok?
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Lembrei da minha avó nesta receita.
    Obrigada pelas dicas, ainda estou atrapalha p/ postar...mas aos poucos vou aprendendo rsrsrs e claro agora conto com sua ajuda(já estou abusando né rsrsrs0
    Obrigadaaaa e tudo de bom.
    Bjs

    ResponderExcluir