domingo, maio 23, 2010

Doce de laranja em calda

Aqui, entre minha casa e a casa da vizinha, tem um pé de laranja "azeda" (pelo menos aqui se chama assim). Ano passado quando mudei pra cá, a árvore estava carregada, mas ninguém tinha coragem de fazer doce, pois diziam ser muito "trabalhoso". Eu como estava recém organizando as coisas por aqui, não quis "mexer" com doce. Este ano, novamente, ninguém fez doce por aqui, então pensei: "será tão trabalhoso assim"? E arrisquei... ficou muito bom e todo mundo gostou. Nem achei que deu trabalho pra fazer! Deixei de molho por 4 dias, trocando de água várias vezes por dia, com medo que ficasse amargo, fora isso, nada de "anormal"!





Doce de Laranja em Calda

Ingredientes:

6 laranjas "azedas" (a de casca bem grossa)
500g de açúcar
1 copo de suco de laranja "normal"
1 1/2 litro de água

Ralar ou cortar as cascas da laranja, deixando a parte branca intacta. Cortá-las em cruz e tomar cuidado para não separá-las totalmente de um lado, para que as quatro partes fiquem unidas como pétalas. Retire o miolo e coloque de molho numa bacia com água, cobrindo com um pano molhado. Troque a água várias vezes por dia. Eu deixei de molho durante 4 dias, as vezes ao trocar a água, eu colocava água bem morna. No dia em que fiz o doce, primeiro dei uma fervida nas cascas, com água nova e reservei.
Para a calda, misturei o açúcar e a água, deixer ferver, juntei as cascas reservadas e o suco. Cozinhei até as cascas da laranja ficarem macias e a calda reduzir bastante. Transferi para uma compoteira e levei gelar.




5 comentários:

  1. Aki em MG existe muito a laranja Bahia, vc sabe se dá certo fazer com ela tb???

    ResponderExcluir
  2. Humm parece ter ficado muito bom, obrigada por compartilhar. Beijos de luz em seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar fazer parece que fica bom!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  4. Uma dica.
    Tente, antes de deixar de molho, ralar a casca levemente em um ralador fino comum de queijo.
    Diminui o tempo para a retirada da acidez, e não perde a qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, também faço ralando a casca com um ralador de queijo. As raspas, guardo para utilizar em bolos, chá...

    ResponderExcluir