quarta-feira, abril 21, 2010

E... a saga da Broa de Fubá continua!!

Ontem, finalmente choveu por aqui! E tarde chuvosa leva a... café. Mais uma vez fiz a Broa de Fubá, desta vez, a receita testada foi a da Neide, só que reduzi pela metade a receita, então deem uma passadinha pelo blog dela para ver a receita original.
Bem, mais uma vez não saiu como eu queria... passei a acreditar que o problema é comigo e não com as receitas! rsrs Brincadeirinha a parte, digo que 95%, corresponde a broa "verdadeira" (ou seria a dos meus sonhos!!). Eu e maridex, achamos que esta ficou mais leve e saborosa do que a da receita anterior (postada aqui).
Acho que meu erro foi que, ao fazer a metade da receita, era para eu ter colocado apenas um ovo, acabei usando 2! Resultado: a massa que saiu com textura maravilhosa do fogo, antes de adicionar os ovos, acabou se tornando "mole demais" após os ovos... quase impossível de "enrolar". Deu um trabalhão... da próxima vez (simmm, ela virá!) quase certeza que dará certo...

Broa de Fubá II

Ingredientes:

1 xícara de fubá - (usei a fina da Yoki)
90 gramas de polvilho doce (corresponde a 1/2 xícara + 1/4 xícara)
420 ml de leite (1 1/2 xícara)
1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de óleo
1/2 colher de erva-doce (opcional)
uma pitada de sal
1 ovo grande
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
fubá para "enrolar"

Modo de fazer (by Neide):

"Peneire juntos o fubá e o polvilho. Reserve. Coloque numa panela com o leite, o açúcar, o óleo, a erva-doce e o sal. Leve ao fogo e cozinhe, sem parar de mexer, até formar um angu bem duro (não se assuste se grumos começarem a se formar; é que o polvilho gelatiniza antes que o fubá – é só continuar mexendo e tudo dará certo). Espere esfriar, passe para a tigela da batedeira e vá juntando os ovos já mexidos, aos poucos, e batendo sem parar. Junte o fermento em pó e bata para misturar bem.
Unte uma assadeira com manteiga e polvilhe com fubá. Coloque um pouco de fubá dentro de uma xícara de fundo redondo e coloque uma colher (sopa) rasa da massa dentro dela. Agora, chacoalhe rodando a massa até que ela se transforme numa bolinha. Isto é feito porque a massa é meio molinha para ser enrolada nas mãos. Vá colocando na assadeira, deixando um espaço entre elas. Leve para assar em forno bem quente, por cerca de 50 minutos ou até que elas fiquem douradas e firmes (como um bolo)".
Rendeu 18 broas grandes.



2 comentários:

  1. hahaha eu tb invento cada uma e erro viu guria...
    O importante que estava comestível!!!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de ti convidar para seguir meu blog de receitas;ameio o seu,e já estou ti seguindo!
    Um abraço.

    ResponderExcluir