domingo, março 28, 2010

Bolo de chocolate e... morango!

 Ontem no supermercado me deparei com algo raro nesta temporada... morangos! Lembro de ter visto algumas bandejinhas lá pelo começo de dezembro e depois disso sumiram das prateleiras... desta vez achei o preço um tanto alto, mas os frutos eram pequenos e bem docinhos, não arrependi!

Bolo de chocolate recheado com morango

Ingredientes da massa:

4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata as claras em neve, coloque o açúcar, as gemas e adicione, aos poucos, a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento químico previamente misturados.
Leve assar em forma untada com manteiga e chocolate em pó. Reserve.

Ingredientes do 1º recheio:

1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite comum
2 colheres (sopa) de amido de milho
gotas de baunilha

Leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Reserve.

Ingredientes do 2º recheio:

2 caixas de morango, higienizados e sem o cabinho
4 colheres (sopa) de açúcar

Pique os morangos e misture o açúcar. Reserve.

Cobertura:

200 gramas de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite

Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria.

* Eu usei a cobertura de chocolate que comprei na viagem para o Uruguai e que já mostrei aqui. Amei o resultado!!!!! Quando retornar lá, comprarei quilos desta cobertura!!! hehehe Ela é muito prática e o chocolate é como se fosse uma mistura de chocolate meio amargo com chocolate ao leite... uma maravilha! É só ferver água numa panela o suficiente para cobrir a embalagem, colocar a embalagem, aguardar 5 minutos, desligar o fogo, destacar e usar. Preço da embalagem com 150 gramas? Equivalente a R$ 1,45...

Montagem:

Como a massa do bolo fica bem fininha (na verdade é um pão-de-ló), peguei uma forma de bolo inglês, forrei com plástico filme, recortei o bolo do tamanho da forma, cortei ao meio, umedeci com o "caldinho" do morango com açúcar, coloquei uma camada do creme já frio, uma camada do morango com o açúcar e outra camada de bolo. Levei gelar por 30 minutos. Virei o bolo sobre um prato, retirei o plástico e coloquei a cobertura. Levei gelar novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário