domingo, julho 04, 2010

Bolo Cremoso de Fubá = Pamonha??

Ontem reunimos as amigas e fizemos um chá. Cada uma levou um "prato"... eu havia falado sobre o bolo de fubá cremoso, que uma amiga de Minas havia me ensinado a fazer, e todas quiseram saber como era. Só que eu fazia muito quando morava lá em Minas e usava queijo meia-cura, que aqui não tem... e morria de medo que ficasse com gosto muito forte de queijo parmesão, então, aqui no sul eu ainda não havia feito. Bem, fiz com o queijo ralado (aquele de pacotinho) e coloquei um pedaço de um queijo "colonial", muito vendido por aqui, que parece muito com o queijo coalho, para que não ficasse forte... fiquei louca porque o bolo deu errado: não cresceu nada, ficou com três camadas separadas: uma de quejo parmesão, que ficou parecendo um pudim, encima; uma de queijo "colonial", que ficou mais consistente; e uma bem fininha de bolo de fubá... o errado deu super-certo: todas amaram!! Disseram que parecia muito com o sabor de pamonha e todas pediram para levar o bolo ao micro-ondas para comer morno... ficou um bolinho muito bom, que para mim, teve um resultado e uma aprovação bem inusitada!!


Bolo Cremoso de Fubá

Ingredientes:

1 1/2 xícara de fubá
4 ovos
1 xícara de queijo ralado (coloquei aquele parmesão de pacotinho + 2 faitas médias de queijo "colonial")
2 xícaras de açúcar
4 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
uma pitada de sal
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de fermento químico

Bata todos os ingredientes no liquidificador e não assuste, pois a massa fica muito líquida. Coloque na forma e espere descansar uns 5 minutinhos antes de assar. Asse até que o bolo esteja dourado.



2 comentários:

  1. Tá vendo, mesmo errando vc inventou uma receita nova :)
    Deve ter ficado delicio guria.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Hum...!!! Deu agua na boca.
    vou fazer agora mesmo! So que tenho que inventar encima do inventado já que aqui onde moro nao tem queijos brasileiros. Depois conto como saiu.
    Obrigada e beijo!

    ResponderExcluir