terça-feira, março 23, 2010

Doce de leite

Há tempos queria fazer um docinho de leite... aqui em casa temos sempre que ter uma "besteirinha" para “adoçar a boca” após o almoço, e também porque conseguimos comprar leite direto da vaca (rsrsrs). Meu maridex ama o doce de leite da Argentina. Nos supermercados de lá podemos encontrar inúmeras marcas, que apresentam textura, cor e sabor inigualáveis... olha que nem em Minas achei algo parecido!!!
Mas, voltando, minha sogra me ensinou uma receita de doce de leite muito boa e super prática. Eu gosto muito pois, não fica doce demais, muito menos fica enjoativo. Não gosto de doce DOCE!

Doce de leite

Ingredientes:

2 litros de leite tipo A
4 xícaras rasas de açúcar

Numa panela alta coloque o leite e o açúcar e ainda com o fogo desligado mexa bem, até dissolver por completo o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer nenhuma vez (o doce vai mudar de cor e reduzir) por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Chegando esse horário, comece a observar se o leite começar a levantar fervura, como se fosse derramar da panela, esse é o ponto para começar a mexer novamente, baixando o fogo. Mexa até o leite engrossar a seu gosto. Eu mexo até, ao levantar a colher, o doce começar a descer com conscistência de mingau fininho. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de frio, guarde em pote ou vidro tampado, na geladeira.
Rende umas mais ou menos 500 gramas de doce.

* Se preferir ferver o leite antes de fazer o doce, ferva e deixe esfriar antes de misturar o açúcar. Eu não fervo quando utilizo o leite para receitas que posteriormente irão ao fogo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário