sexta-feira, janeiro 13, 2012

Muffins de Mirtilo

Fácil de encontrar no mercado (digo mercado, assim no singular, porque aqui só é encontrado em um estabelecimento) nessa época, desde que vi pela primeira vez o mirtilo, fiquei curiosa para provar. Também conhecida como Blueberry brasileira, são frutinhas lindas, azuis e de sabor único seu preço também é único e ainda "salgado". Provei e gostei. Fiz muffins para também saciar a curiosidade, pois existem inúmeras receitas por aí que levam a frutinha na massa e não é à toa, fica muito saboroso mesmo. A receita foi retirada daqui.


Muffins de Mirtilo

Ingredientes:

1 ¾ xícaras + 1 colher (sopa) -> 255g de farinha de trigo
½ xícara -> (100g) de açúcar refinado
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
¾ xícara (180ml) de buttermilk* -> (em ¾ xícara (180 ml) de leite, adicione 1 colher das de sopa de suco de limão ou vinagre, misture e reserve por 10 minutos para "sorar")
1/3 xícara + 1 colher (sopa) -> 89g de manteiga sem sal, derretida e ainda morna
2 ovos grandes
2 colheres (chá) de raspas de casca de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (225g) de mirtilos frescos -> usei 1 xícara

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misture bem com um garfo o buttermilk, a manteiga, os ovos, as raspas de limão e a baunilha. Junte a mistura aos ingredientes secos e misture levemente – não misture em excesso nem bata a massa ou os seus muffins ficarão duros; massa de muffin não é lisa e homogênea como massa de bolo. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture levemente os mirtilos à massa.
Divida a massa entre forminhas de papel, enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Asse até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos e então os desenforme com jeitinho, transferindo-os para a gradinha.

* Como não tenho aquelas formas para muffins (com várias cavidades), uso forminhas para pão de mel e 2 forminhas de papel para cada muffin, para conseguir deixá-las nesse formato.

Rendimento.: 12 unidades






                                  Fonte imagem: Google

4 comentários:

  1. Olá amiga vim dar uma olhadinha nos seus trabalhos parabens são lindos bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Conheci seu blog através da SUNÉ e já estou seguindo-o rsrsr!!
    Esta frutinha é uma delícia e a cor é demais!!! Infelizmente,aqui em Salvador-Ba é difícil de achá-la!! Mas o Muffins está com a "cara" ótima e eu posso variar as frutas, não é? Bjs. Sucessos!

    ResponderExcluir
  3. Agora tenho visto bastante mirtilos nos supermercados, ficou tão lindo seu muffin e eu já estou com vontade de fazê-los por aqui. :)


    www.feijaonoprato.com

    ResponderExcluir
  4. Retribuindo a visita...
    Amei seu blog!

    Quanto ao mirtilho, sempre que vejo no mercado fico curiosa, mas não tenho coragem de pagar 5 reais em 100 gramas, mal dá para experimentar.
    Complicado né... mas um dia o valor abaixa, como as cerejas frescas que antes era coisa de rico, e hoje não mais.

    bjs!

    ResponderExcluir