segunda-feira, maio 30, 2011

Doce de Casca de Maracujá

Ganhei uns maracujás de uma amiga, com medo de perdê-los, retirei a polpa e levei para congelar em saquinhos, no freezer. Pensei sobre o que faria com as cascas. Só oito delas estavam lisinhas, firmes. Então fiz esse doce. Rendeu muito pouquinho depois de feito mas, quem comeu, gostou! Realmente, fiquei surpresa com o sabor.

*Vi num forum, num site, que as cascas deveriam ficar de molho na água para que o doce não ficasse amargo, como eu nunca havia nem comido, deixei 3 dias repousando na água, na dúvida, né... troquei várias vezes durante o dia a água e, no segundo dia, fui esclarecer uma dúvida com o marido: -"será que o doce é feito com a casca amarela também?" Claro que não, eu mesma respondi, então retirei, já com facilidade a mesma, com uma faca e deixei mais um dia de molho na água. Então, para esclarecer, o doce é feito só com a parte branca da casca! rsrs


Doce de Casca de Maracujá

Ingredientes:

8 maracujás sem a polpa e já previamente lavados e higienizados e partidos em "4"
2 xícaras de açúcar cristal
3 xícaras de água
1/4 xícara de suco de maracujá - usei com as sementes
2 cravos-da-índia

Depois de 3 dias deixando as cascas de molho na água, coloquei as cascas numa peneira, para que a água escorresse toda. Enquanto isso fiz uma calda em ponto de fio, com o açúcar e a água - para quem não sabe, misture esses dois ingredientes e leve ao fogo baixo, mexer e quando levantar a colher e a calda descer formando um fio, estará pronta - coloque as cascas, o suco de maracujá e os cravos. Deixar cozinhar um pouco. Como nunca ficavam transparentes, desliguei o fogo (depois de 20 minutos) e assim que pararam de ferver ficaram transparentes.


4 comentários:

  1. Oi Taís
    Muitíssimo obrigado pela sua visita e comentário lá no Brie com Goiabada. Adorei o seu cantinho também e passarei sempre por aqui. A receita da Colomba foi emprestada de uma receita típica da região da Alsácia na França. É um tipo de pão-bolo feito com fermento fresco e que fica, meu Deus, bom demais e como colomba deu certinho. Se vc puder, veja a postagem deste bolo com o nome de Kougelhopf lá nas postagens de Natal. Um beijo grande e boa semana!
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Olá Taís!! mto obrigada pela visitinha!! amei seu blog,a pro´pósito,quanta coisa boa hein?!!! bjoo

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de doce Taís , muito bem apresentado e com certeza deve ser uma delícia!
    Que bom que vc recebeu seu kit foi rapidinho, parabéns!

    bjs,
    Andréa....

    ResponderExcluir
  4. Oi Taís, que delicia de doce, adoro maracujá, e costumo congelar as polpas tbém, mas nunca havia pensado em fazer em doce, adorei essa sua sugestão.. Parabéns pelo kit da sazón...bjos

    ResponderExcluir